Vem mover+ Regista-te!

saber+

partilhar
Saúde

Suplementação: nem sempre nem nunca

Por Joana Pinheiro - Nutricionista, publicado em 12 Novembro, 2012
POPULARIDADE

Hoje em consulta, deparei-me com uma afirmação que ouço com regularidade:  “os suplementos alimentares como são à base de produtos naturais não fazem mal”.

Caro leitor, atente que alguns dos piores venenos vêem da natureza. Olhe o caso dos cogumelos! Alguns quando ingeridos conseguem ser verdadeiramente mortais, devido às toxinas que possuem. Apesar de a suplementação ser de venda livre em Portugal, o facto de dar resultados a uma pessoa, não quer dizer que resulte com todas. Somos dotados de grande variedade de características. Uns são saudáveis, outros não. Uns tomam medicação, outros baseiam-se em produtos naturais, uns fazem exercício físico, outros fumam e por aí fora.

Vários estudos demonstram de maneira indiscutível que o beta-caroteno aumenta de maneira considerável, em pelo menos um terço, o risco de cancro do pulmão nos homens que fumam ou já fumaram. Tal é o risco, que o estudo Beta-Caroteno and Retinol efficacy Trial (CARET), realizado nos anos 90, nos Estados Unidos, que incluía fumadores e ex-fumadores foi suspenso quando se descobriu este facto. Este efeito do beta-caroteno em homens fumadores e ex-fumadores consegue ser ainda mais significativo em pessoas expostas ao amianto ou que fumavam muito. Se for ler na bula de alguns suplementos com beta-caroteno, existentes no mercado, essa observação não aparece.

A interacção entre fármacos e alguns suplementos pode ser perigosa, podendo potenciar ou inibir efeitos pretendidos, como por exemplo a interacção entre anti-coagulantes e ómega-3, em que este último reduz a eficácia do primeiro.

Não existem produtos “milagrosos” que acabem com a obesidade de forma eficaz. Se assim fosse, não existiriam tantas pessoas no mundo com este problema. Para isso é fundamental uma atitude preventiva ou uma mudança de estilo de vida.

Por fim, recomendo-lhe que não tome fármacos e/ou suplementos alimentares, sem a opinião do seu médico assistente e não lhe omita informação. Afinal de contas, é a sua saúde e a sua vida que poderá estar a colocar em risco.


Joana Pinheiro - Nutricionista

Licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP), possui várias especializações na área de Nutrição e Saúde. Gere o blog Nutri Super Health.


nutrisuperhealth@gmail.com

ver mais


VOTA

Deves fazer o login para comentar.
COMENTÁRIOS (0)
PUB

SABER+Nutrição

Aprende a dizer não aos excessos e aos alimentos de elevado valor calórico.

outros artigos

especialistas

Desafio saudável

3567 participantes

0 Kg perdidos

0 cm perdidos

12 291 Km percorridos

uma iniciativa
parceiros
O Mover+ não substitui o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.
0.0164