Vem mover+ Regista-te!

saber+

partilhar
Saúde

O Colesterol

Por Andreia de Menezes e Pinto, publicado em 27 Julho, 2011
POPULARIDADE

O colesterol é um lípido (mais conhecido como gordura) produzido pelo fígado e é necessário para o funcionamento do corpo, estando presente em todas as células do nosso organismo.

 

Porém, tudo o que é em demasia torna-se prejudicial. Quando apresentamos demasiado colesterol na corrente sanguínea, este começa a acumular-se nas nossas artérias em forma de placas, e origina assim o fenómeno da arterosclerose. Há medida que se vai acumulando e com o passar do tempo, as artérias vão tornar-se mais rígidas e estreitas. Estes factores vão provocar uma diminuição da velocidade do fluxo de sangue, podendo até bloquear a passagem do mesmo. Uma vez que o sangue transporta o oxigénio para o coração e para todas as células do corpo, quando existe este estreitamento das artérias e quando o fluxo de sangue que chega às artérias do coração não é suficiente, as células do músculo cardíaco (miocárdio) entram em sofrimento e provocam a típica dor no peito, podendo levar a enfarte.
Prevenir

 

É importante referir que um nível elevado de colesterol não causa, por si só, sintomas, pelo que a maioria das pessoas desconhece que apresentam esta condição. Desta forma, é essencial analisar os níveis de colesterol, uma vez que quanto menos colesterol tiver, menos risco tem em adquirir doenças cardiovasculares. Todas as pessoas, de todas as idades e género devem vigiar os seus níveis de colesterol com alguma periodicidade, através de análises clínicas ao sangue. Estas análises permitem conhecer os níveis do seu colesterol bom, mau e dos triglicéridos.
O “colesterol mau” (LDL) é responsável pela formação das tais placas de ateroma que bloqueiam o sangue nas artérias. O “colesterol bom” (HDL) ajuda a prevenir a formação dessas placas. Os triglicéridos são apenas outra forma de gordura que circula no sangue.

 

De forma a diminuir o risco de doença cardiovascular, aqui ficam os valores que devemos considerados normais:

Colesterol total: inferior a 200mg/dl
Colesterol LDL: inferior a 100mg/dl
Colesterol HDL: superior a 50mg/dl
Triglicéridos: inferior a 150mg/dl

 

 

Como combater o colesterol elevado?


De modo a que possa adoptar medidas mais apropriadas, de modo a manter os níveis de colesterol dentro do normal e a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, ficam aqui alguns conselhos:

 

1. Mudança nos hábitos alimentares - Dieta com baixo teor de gorduras (especialmente gorduras saturadas);

Dê preferência: Carnes magras (brancas); Aves e pescados; Leite e derivados desnatados; Claras de ovos; Óleos vegetais: soja; Frutas e vegetais frescos e Sumos naturais;
Evite: Carnes gordas (vermelhas); Fígado, rim, salsichas, bacon; Queijos cremosos; Alimentos com ovos; Gorduras de porco, coco e manteiga e Refrigerantes.

2. Pare de fumar

3. Exercício físico - Procure realizar exercício físico diariamente;

 

 

Referências:

BARATA, Luís – O que é o colesterol in Revista Saúde Activa. Hollyfar – Máquinas e publicação: Lisboa, Maio 2011. N.º13.


Andreia de Menezes e Pinto

Licenciada em Enfermagem

ver mais


VOTA

Deves fazer o login para comentar.
COMENTÁRIOS (0)
PUB

SABER+Nutrição

Uma salada composta por ingredientes saudáveis (carnes magras, legumes, vegetais) pode ser uma opção rápida e saudável.

outros artigos

especialistas

Desafio saudável

3567 participantes

0 Kg perdidos

0 cm perdidos

12 291 Km percorridos

uma iniciativa
parceiros
O Mover+ não substitui o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.
0.0206