Vem mover+ Regista-te!

saber+

partilhar
Saúde

Esclerose múltipla e a nutrição

Por Joana Pinheiro - Nutricionista, publicado em 29 Outubro, 2012
POPULARIDADE

A Esclerose Múltipla (EM) é uma patologia neurológica crónica, com maior incidência em mulheres e pessoas caucasianas, que leva a uma destruição das bainhas de mielina que cobrem as fibras nervosas.
A EM possui uma correlação com o gene HLA-DR15 ou DQ6, contudo a sua origem é desconhecida.
A alimentação moderna pode ter um papel indirecto importante:
- favorecendo a proliferação de uma possível bactéria causal;
- agredindo a mucosa intestinal, a qual aumenta a sua permeabilidade;
- produzindo um "curto circuito" nas células M, o que impede o estabelecimento da tolerância oral para o peptídeo bacteriano.
As recomendações alimentares devem ser adaptadas às necessidades individuais do indivíduo e de forma a fornecer os componentes nutricionais necessários, mas também adaptada à fase da evolução da doença. Há que salientar que um plano alimentar personalizado para esta patologia ajuda a terapêutica, mas não substitui o tratamento médico na EM.
De forma generalizada recomenda-se que as bebidas alcoólicas e o tabaco sejam evitados. A redução de alimentos processados (ex.: fast-food), ricos em gorduras saturadas (ex.: manteiga) deve existir, assim como deve haver um bom aporte de alimentos ricos em antioxidantes (ex.: amoras). A adopção de uma dieta mediterrânica também pode trazer benefícios.
Até ao momento, nenhum fármaco impede a evolução a longo prazo da EM. Dessa forma, recomendo as alterações alimentares de forma individualizada, com o intuito de optimizar o estado nutricional do indivíduo com EM. Estas alterações não originam nenhum perigo, nem carência e existem casos que beneficiam destas alterações, em particular nas fases iniciais.


Joana Pinheiro - Nutricionista

Licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP), possui várias especializações na área de Nutrição e Saúde. Gere o blog Nutri Super Health.


nutrisuperhealth@gmail.com

ver mais


VOTA

Deves fazer o login para comentar.
COMENTÁRIOS (0)
PUB

SABER+Nutrição

Estar de dieta não significa não comer determinados alimentos, o segredo está na quantidade ingerida.

outros artigos

especialistas

Desafio saudável

3567 participantes

0 Kg perdidos

0 cm perdidos

12 291 Km percorridos

uma iniciativa
parceiros
O Mover+ não substitui o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.
0.0206