Vem mover+ Regista-te!

saber+

partilhar
Nutrição

Ser vegetariano emagrece?

Por Joana Pinheiro - Nutricionista, publicado em 3 Maio, 2013
POPULARIDADE

O vegetarianismo tem como base uma filosofia de vida. No entanto, muitas são as pessoas que iniciam uma dieta vegetariana para perder peso. Ainda que os vegetarianos incluam essencialmente ou exclusivamente alimentos de origem vegetal, é possível ocorrer excesso de peso com esta dieta.


Quando existe uma ingestão alimentar acima das nossas necessidades diárias e gastos energéticos diários, o organismo tende a transformar esse excedente sob a forma de gordura.


Se na alimentação vegetariana houver um consumo excessivo de alimentos ricos em hidratos de carbono e lípidos, bem como a escolha de opções alimentares menos adequadas (ex.: folhado de legumes; batatas fritas; sobremesas doces), o ganho ponderal irá acontecer na mesma.


Se pretender perder peso, é recomendado que siga um padrão alimentar que potencie uma óptima saúde, seja exequível e ao mesmo tempo seja fonte de prazer, nas quantidades, combinações e horários adequados. Não se esqueça: emagrecer não depende da sua filosofia de vida, mas sim da qualidade e quantidade do que come.
 


Joana Pinheiro - Nutricionista

Licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP), possui várias especializações na área de Nutrição e Saúde. Gere o blog Nutri Super Health.


nutrisuperhealth@gmail.com

ver mais


VOTA

Deves fazer o login para comentar.
COMENTÁRIOS (0)
PUB

SABER+Nutrição

Substitui os doces pela fruta.

outros artigos

especialistas

Desafio saudável

3567 participantes

2 Kg perdidos

0 cm perdidos

12 291 Km percorridos

uma iniciativa
parceiros
O Mover+ não substitui o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.
0.0087