Vem mover+ Regista-te!

saber+

partilhar
Nutrição

Reduzir, reciclar e reutilizar alimentos

Por Joana Pinheiro - Nutricionista, publicado em 18 Junho, 2012
POPULARIDADE

Cada vez mais verifica-se a necessidade de preservar o meio ambiente. O consumo consciente é um movimento que vem defender isso mesmo. Consiste em Reduzir, Reciclar e Reutilizar, bens de consumo, alimentos e recursos naturais, de forma a não exceder as necessidades.
Na área da alimentação a intervenção é vasta.

Reduzir a quantidade de comida que confeccionamos
A sobrealimentação nunca foi associada a uma maior qualidade de vida, nem longevidade, pelo contrário. Como tal, sugere-se que se ingira apenas a quantidade de alimentos necessários. Um óptimo auxílio passa por cozinhar as porções adequadas para o número de pessoas estipuladas, de forma a não haver excedentes.

Reciclar alimentos
Também se pode reciclar alimentos. Para além de se poder fazer adubo com as cascas, peles dos alimentos e respectivos restos, podemos também utilizar a medida do reciclar noutro sentido. Porque não aproveitar as sobras das bolachas para colocar no batido ou no iogurte? As claras em castelo que sobram de receitas em vez de serem desperdiçadas podem ser utilizadas para fazer novos bolos só com claras ou fazer uma espécie de uma "omeleta" ou até misturar na sopa. Assim como pode aproveitar as migalhas ou pedacinhos de pão mais antigo para, depois de tostado fazer pão ralado.

Reutilizar alimentos que habitualmente deitamos fora
Já reparou no que desperdiça? Pode aproveitar muito mais do que provavelmente faz. Os talos dos hortícolas podem ser utilizados para as sopas. Já as cascas de ovos, após limpas, secas e trituradas em pó podem ser introduzidas em molhos, sopas, purés, etc. A casca da fruta por sua vez pode ser aproveitada para fazer geleia.

Sempre que aproveitar/reutilizar/reciclar alimentos é importante garantir a sua devida higienização.


Joana Pinheiro - Nutricionista

Licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP), possui várias especializações na área de Nutrição e Saúde. Gere o blog Nutri Super Health.


nutrisuperhealth@gmail.com

ver mais


VOTA

Deves fazer o login para comentar.
COMENTÁRIOS (0)
PUB

SABER+Saúde

Depois do banho cuidado com as correntes de ar e mudanças de temperatura bruscas.

outros artigos

especialistas

Desafio saudável

3567 participantes

0 Kg perdidos

0 cm perdidos

12 291 Km percorridos

uma iniciativa
parceiros
O Mover+ não substitui o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.
0.0152