Vem mover+ Regista-te!

saber+

partilhar
Nutrição

Propriedades das nozes

Por Joana Pinheiro - Nutricionista, publicado em 13 Dezembro, 2011
POPULARIDADE

As nozes são um alimento que pertencem às oleaginosas, apesar de haver quem o considere como fruto seco.


Apesar das nozes serem ricas em gordura e consequentemente terem em elevado valor energético, os lípidos que fornecem são polinsaturados e saudáveis para o coração.


As nozes contêm glutatião (um antioxidante), mas também ácido alfa-linolénico (um ácido gordo essencial que proporciona protecção cardiovascular), vitamina E (essencial para uma pele saudável), magnésio, cobre, zinco e selénio (que ajudam a manter a juventude), entre outros nutrientes.


Devido ao seu elevado teor de gordura polinsaturada as nozes são um alimento perecível, pelo que se aconselha que evite as que apresentam um aspecto murcho e guarde-as num local seco, fresco e escuro até 6 meses. Também poderão ser conservadas num recipiente hermeticamente fechado, no frigorífico pelo mesmo período de tempo ou no congelador pelo período de 1 ano.


Joana Pinheiro - Nutricionista

Licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP), possui várias especializações na área de Nutrição e Saúde. Gere o blog Nutri Super Health.


nutrisuperhealth@gmail.com

ver mais


VOTA

Deves fazer o login para comentar.
COMENTÁRIOS (0)
PUB

SABER+Nutrição

Opta por carnes brancas. A carne vermelha contém uma proporção de gorduras mais elevada, sendo as carnes como as de aves uma melhor opção para a saúde.

outros artigos

especialistas

Desafio saudável

3131 participantes

7 Kg perdidos

4 cm perdidos

11 532 Km percorridos

uma iniciativa
parceiros
O Mover+ não substitui o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.
0.0453