Vem mover+ Regista-te!

saber+

partilhar
Nutrição

Os tremoços engordam?

Por Andreia de Menezes e Pinto, publicado em 29 Julho, 2011
POPULARIDADE

Como todos sabemos, os tremoços caracterizam-se por ser um dos petiscos mais consumidos pelos portugueses, especialmente no verão. Vamos conhecê-los.
Os tremoços são leguminosas, pertencem à mesma família da ervilha e das favas. São portanto bastante ricos a nível nutricional, pois apresentam baixo valor calórico e são ricos em fibra e proteínas de origem vegetal.


Desta forma, se forem consumidos com moderação, não engordam.


Contudo, o consumo de tremoços apresenta uma desvantagem: o consumo de sal e aditivos que são adicionados. Estes aditivos, podem causar desconforto digestivo, para além de que o consumo de sal em excesso constitui um risco para as doenças cardiovasculares.
Assim, os tremoços são um bom substituto do pão com manteiga, bolachas, presunto e outros enchidos. Ao substituirmos estes alimentos, estamos a reduzir o consumo de calorias, a aumentar a ingestão de fibras e de proteínas.
Mito desfeito: os tremoços apresentam portanto mais propriedades positivas que negativas (se consumidos em quantidade razoável), e como tal, deve incluí-los na sua alimentação.

 

 

Referências:

DOMINGUES, Margarida – Os tremoços engordam in Revista Saúde Activa. Hollyfar – Máquinas e publicação: Lisboa, 2011. N.º9.


Andreia de Menezes e Pinto

Licenciada em Enfermagem

ver mais


VOTA

Deves fazer o login para comentar.
COMENTÁRIOS (0)
PUB

SABER+Saúde

Pára de fumar! Pensa na tua saúde e na saúde dos que te rodeiam.

outros artigos

especialistas

Desafio saudável

3567 participantes

0 Kg perdidos

0 cm perdidos

12 291 Km percorridos

uma iniciativa
parceiros
O Mover+ não substitui o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.
0.0181