Vem mover+ Regista-te!

saber+

partilhar
Nutrição

Consumo de nozes aumenta a qualidade do esperma

Por Joana Pinheiro - Nutricionista, publicado em 27 Novembro, 2012
POPULARIDADE

Novidades surgem no campo da obtenção de melhorias na mobilidade e vitalidade dos espermatozóides.

Já se tinha conhecimento que as nozes são um alimento com propriedades nutricionais interessantes, nomeadamente no papel de protecção cardiovascular.

Com base num estudo publicado recentemente na revista científica Biology of Reproduction, por um grupo de investigadores norte-americanos, parece que os homens obtêm benefícios adicionais da qualidade do esperma, quando consomem nozes diariamente.

Para este estudo foram seguidos 117 homens jovens, com idades compreendidas entre os 21 e os 35 anos, saudáveis e seguidores de uma alimentação ocidental padrão. Os participantes foram divididos em dois grupos, um dos quais passou a ingerir 75g de miolo de noz diariamente, para além da sua dieta alimentar. O grupo que serviu de controlo não ingeriu nozes e fez a sua alimentação habitual. Ao fim de 12 semanas, verificou-se um aumento significativo de qualidade em termos de mobilidade, vitalidade e morfologia do esperma dos indivíduos que incluíram na sua alimentação as nozes diariamente.

Este estudo é pioneiro por investigar os efeitos dos ácidos gordos polinsaturados através de alimentos de origem vegetal, na qualidade do esperma humano.

Parece que as nozes, pela sua riqueza em ácidos alfalinoleicos serão responsáveis pelo aumento da qualidade do esperma.

Confirmando-se os resultados deste estudo com outros estudos vindouros, poderá ser promissor na área da infertilidade, já que este é um problema crescente nas sociedades industrializadas. Apesar de se desconhecer o que está a desencadear níveis crescentes de infertilidade no mundo ocidental (entre 30 a 50% dos casos de infertilidade é masculina), tem havido estudos a especular sobre a possibilidade da contaminação alimentar por químicos estar a desencadear tais efeitos.


 


Joana Pinheiro - Nutricionista

Licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP), possui várias especializações na área de Nutrição e Saúde. Gere o blog Nutri Super Health.


nutrisuperhealth@gmail.com

ver mais


VOTA

Deves fazer o login para comentar.
COMENTÁRIOS (0)
PUB

SABER+Desporto

Hoje deixa o carro em casa e dá um passeio a pé.

outros artigos

especialistas

Desafio saudável

3567 participantes

0 Kg perdidos

0 cm perdidos

12 291 Km percorridos

uma iniciativa
parceiros
O Mover+ não substitui o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.
0.0186