Vem mover+ Regista-te!

saber+

partilhar
Nutrição

Castanhas

Por Joana Pinheiro - Nutricionista, publicado em 22 Outubro, 2012
POPULARIDADE

A castanha (Castanea sativa, Mill) é um alimento que costumava ser muito consumido em Portugal. Durante muitos séculos reinou na alimentação portuguesa, só sendo destronado pela batata na época dos Descobrimentos. Na pré-história as castanhas eram consumidas como eram recolhidas na Natureza - cruas. Ao longo dos tempos foi muito utilizada pelas classes mais desfavorecidas como acompanhamento ou para fazer farinha.
Curiosamente o castanheiro ainda é conhecido em algumas regiões, pelos mais antigos, como a árvore-do-pão.
Já na classe nobre, as castanhas surgem em momentos de festa, sempre a acompanhar pratos requintados. Nos nossos tempos são presença obrigatória no S. Martinho, sendo cada vez mais re-inventada a sua utilização em diversos pratos.
Do ponto de vista nutricional são extremamente ricas em hidratos de carbono complexos, sob forma de amido e fibra, sendo recomendado consumir como acompanhamento de uma refeição, em substituição do arroz, batatas, massa e não como substituto da fruta. Contêm pouca gordura e proteínas. São uma excelente fonte de minerais, como o potássio, o fósforo e o magnésio, mas também de vitaminas como é o caso da vitamina C.
As castanhas não contêm glúten, sendo um alimento indicado e tolerado por pessoas com doença celíaca.

Uso culinário
A castanha é uma fruta muito versátil, podendo ser consumida crua, cozida, assada, em puré, mas também como acompanhamento de pratos salgados (ex.: soufflé, risotto, sopa) e sobremesas (ex.: pudim, bolos, biscoitos).

Conservação
Podem ser guardadas em local seco e fresco sem estarem comprimidas mas também podem ser guardadas no frigorífico durante cerca de um mês, neste caso, o ideal é optar por um saco plástico com alguns furos.   Existe a possibilidade de congelar as castanhas por um período de cerca de 6 meses.
As pessoas mais antigas recomendam a sua conservação enchendo ânforas de castanhas com folhas amarrotadas de jornal ou com areia seca.

Informação nutricional do miolo de castanha/100g
Valor energético - 185 Kcal
Hidratos de carbono - 39,8 g
Amido - 30,0 g
Proteínas - 3,1 g
Lípidos - 1,1 g
Fibra alimentar - 6,1 g
Vitamina C - 51 mg
Potássio - 500 mg
Fósforo - 63 mg
Magnésio - 33 mg
Nota: informação nutricional obtida através da Tabela de Composição dos Alimentos do Instituto nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.


Joana Pinheiro - Nutricionista

Licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP), possui várias especializações na área de Nutrição e Saúde. Gere o blog Nutri Super Health.


nutrisuperhealth@gmail.com

ver mais


VOTA

Deves fazer o login para comentar.
COMENTÁRIOS (0)
PUB

SABER+Desporto

Começa a manhã com um passeio de bicicleta. Andar de bicicleta é um bom exercício para tonificar os músculos das pernas.

outros artigos

especialistas

Desafio saudável

3567 participantes

0 Kg perdidos

0 cm perdidos

12 291 Km percorridos

uma iniciativa
parceiros
O Mover+ não substitui o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.
0.0222